3 pilares da credibilidade de um Documento Arquivístico Digital

3 pilares da credibilidade de Documentos Arquivísticos Digitais
As organizações públicas precisam garantir a credibilidade de seus documentos arquivísticos digitais. Descubra os três pilares fundamentais para isso neste artigo.

A administração pública tem o importante papel de prover serviços para a sociedade e para isso é necessário que o documento arquivístico digital seja confiável.

Por isso, a credibilidade destes documentos é fundamental e para garantir isso existem três pilares principais: a autenticidade, a confiabilidade e a acurácia. 

Neste artigo, discutiremos cada um destes pilares e como eles se aplicam às operações da administração pública.

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A Importância da credibilidade em um Documento Arquivístico Digital na administração pública

A credibilidade em documentos arquivísticos digitais é de extrema importância para a administração pública, pois a informação contida nos documentos que tramitam na organização precisam ser verdadeiros e de fácil acesso para os usuários, servidores e cidadãos. 

Além disso, a credibilidade também oferece maior confiabilidade na efetividade dos processos administrativos e para isso é preciso contar com a tecnologia para garantir uma   manutenção de arquivos digitais e torná-los confiáveis e fidedignos.

Quais são os 3 pilares da credibilidade de um Documento Arquivístico Digital?

No ato de gerar documentos arquivísticos digitais, leva-se em consideração 3 pilares da credibilidade, sendo eles: 

Autenticidade

A Autenticidade é a capacidade de verificar a identidade e a origem de um documento digital. É importante para garantir que o documento seja original e não uma cópia ou modificação de outro documento. Isso também garante que o documento foi produzido por uma entidade autorizada.

Confiabilidade

A confiabilidade é a capacidade de garantir que o conteúdo do documento digital seja completamente confiável. Isso significa que o documento contém informações verdadeiras e corretas. Isso é importante para evitar erros, imprecisões e fraudes.

Acurácia

A Acurácia é a capacidade de garantir que o conteúdo do documento digital seja preciso e exato e que contém informações precisas e completas. Isso é importante para garantir que o documento contenha informações relevantes e úteis.

Quais são as melhores práticas para gestão de documentos digitais? 

A gestão de documentos digitais é essencial para o armazenamento, organização e acesso rápido a documentos importantes. O uso de documentos digitais ainda está se expandindo, pois, oferece muitas vantagens em comparação aos documentos em papel. 

Porém, para obter o máximo de benefícios, é importante implementar as melhores práticas de gestão de documentos digitais, que são: 

Criação de um plano de gerenciamento de documentos

O plano deve incluir como os documentos serão criados, armazenados, compartilhados e excluídos. Também é importante ter um sistema de backup para assegurar que as informações sejam armazenadas de forma segura e acessível.

Criação de políticas de segurança para proteger os documentos

Isso inclui implementar firewalls, criptografia e outras medidas de segurança para garantir que os documentos sejam acessados apenas por usuários autorizados.

Ter uma política de uso dos documentos

Isso inclui estabelecer regras para acessar, compartilhar e excluir documentos. Essas regras devem ser claras e devem ser seguidas por todos os usuários.

Ter um programa de treinamento para todos os usuários

As pessoas precisam entender como usar o sistema de documentos e as políticas relacionadas. Isso garante que todos os usuários saibam como usar os documentos de forma responsável.

Conclusão

Esses pilares são as afirmações de que o documento digital que está sendo produzido na sua instituição, é íntegro, completo e inalterado.

A implementação dessas melhores práticas de gestão de documentos digitais garantirá que os documentos sejam armazenados e acessados de forma segura e eficiente pela administração pública. 

A plataforma 1Doc ajuda organizações públicas a garantirem melhores resultados com a gestão de documentos digitais. Na plataforma é feito o registro de produção documental, por nome de usuário, data e horário.

A 1Doc já está presente em todo Brasil, beneficiando dezenas de milhões de pessoas com processos digitais, gerência eletrônica de documentos (GED) e assinaturas digitais.

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