Índice do Conteúdo
ToggleAo iniciar uma construção ou projeto de reforma, os benefícios de uma gestão de obras públicas bem feita são evidentes, pois o gerenciamento de obras é fundamental para o sucesso e o bom andamento de um projeto de construção, desde o acompanhamento do seu desenvolvimento até a melhoria da comunicação em todos os níveis do projeto.
Em outras palavras, o gerenciamento de construção lida com todos os aspectos do trabalho de construção para garantir seu sucesso e satisfazer os requisitos do governo.
Entenda, a seguir, o que é gestão de obras públicas, seus benefícios e principais desafios.
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
O que é gestão de obras públicas?
Gestão de obras públicas é a administração de todos os processos e atividades envolvidos na execução de uma obra, desde a sua idealização até a sua conclusão. Inclui a gestão de recursos de obras públicas, orçamento, planejamento, monitoramento e controle de qualidade.
Conceitos fundamentais de termos utilizados na administração de obras públicas
Planejamento, orçamento, preparação e controle de custos são alguns dos termos mais usados na execução de obras públicas.
Planejamento
O planejamento de obras públicas consiste em determinar um roteiro com métodos, objetivos e bases técnicas estabelecidas para a obra acontecer. O processo inclui atividades que devem ser definidas, analisadas, coordenadas e administradas.
Em um planejamento, devem ser considerados os seguintes elementos: levantamento das atividades que serão realizadas, definição de tempo médio de cada atividade, identificação de dependência entre as atividades e desenvolvimento do cronograma de obras.
Orçamento
O orçamento de obras públicas é utilizado para prever o custo total dos projetos, seja uma nova sala de aula, ponte ou estrada.
Preparação de obra
A preparação de obra abrange a organização de um conjunto de elementos que permitirão a execução de obras obedecendo às melhores condições de qualidade, segurança, prazo e custo.
Esse processo se baseia em identificar os trabalhos e as suas principais características; programar previamente (planejamento); prever os recursos, tanto de materiais quanto de equipamentos e o orçamento.
Execução da obra
A execução da obra refere-se a padrões, métodos e práticas usadas durante a fase de construção de um projeto. É a coordenação de todos os recursos, como pessoas, materiais e equipamentos e as atividades necessárias conforme o planejamento de gerenciamento de projetos de obras públicas especificado.
Controle de custos
O controle de custos de obras públicas é o processo pelo qual os profissionais envolvidos em um projeto mantém as despesas sob controle, gerenciando os custos de mão de obra, material e despesas gerais, para garantir que o projeto termine dentro do orçamento previsto. Esse controle depende de estimativas concretas e do constante monitoramento de obras públicas.
Supervisão de obras públicas
Em canteiros de obras grandes e pequenos, a supervisão tem um papel fundamental na prevenção de acidentes. Funções típicas de supervisão incluem planejamento e alocação de trabalho, tomada de decisões, monitoramento de desempenho e conformidade, liderança e construção de trabalho em equipe e garantia do envolvimento da força de trabalho.
A supervisão está, portanto, fortemente ligada à execução de um projeto de construção e, particularmente, na garantia de que a saúde e a segurança sejam gerenciadas com eficácia.
Principais desafios enfrentados na execução de obras públicas
A construção de grandes obras públicas é um dos grandes gargalos enfrentados pela Administração Pública no Brasil.
Outros desafios comuns na gestão de obras públicas são:
- a elaboração de projetos incompletos;
- o desinteresse ou incapacidade de funcionários prestarem certos serviços;
- os custos elevados dos projetos;
- erros na fase de orçamentos, que geram grandes prejuízos à execução da obra; e
- mal uso de insumos.
Além disso, existem vários problemas que prejudicam a execução das obras, como a falta de planejamento e gestão; a supervisão precária de obras; a demora para obter licenças ambientais; e a falta de capacidade técnica de estados e municípios para a execução das obras.
Legislação aplicável
As obras públicas abrangem engenharia, construção e atividades relacionadas pelo governo em benefício dos cidadãos. Isso inclui a aquisição, locação, manutenção e alienação de bens imóveis detidos pelo estado.
O Decreto-lei n.º 6.750, de 29 de julho de 1944, dispõe sobre a fiscalização de obras e equipamentos relacionados aos edifícios públicos a cargo dos Ministérios Civis e do Departamento Administrativo do Serviço Público.
Além disso, cada estado possui seu Manual de Obras Públicas, com orientações técnicas para a fiscalização e o acompanhamento de obras e serviços de engenharia.
Práticas recomendadas para um bom gerenciamento de obras públicas
Abaixo selecionamos as melhores práticas para garantir que as obras públicas sejam gerenciadas de maneira eficiente e eficaz:
- Seleção de fornecedores e Administração de contratos (fase de recebimento do edital completo e posterior assinatura de contrato e publicação);
- Controle de documentação (criação, armazenamento e acesso aos documentos do projeto);
- Acompanhamento de prazos (verificação se as etapas do projeto estão correndo conforme estabelecido no cronograma);
- Gerenciamento de riscos (identificação, análise e resposta aos fatores de risco que fazem parte de um projeto);
- Acompanhamento de obras (garante que todas as etapas previstas nos projetos de arquitetura e engenharia sejam seguidas durante o processo de construção);
- Uso da tecnologia para facilitar o trabalho, ter mais eficiência e transparência (uso de sistemas de gestão de obras).
Benefícios da boa gestão de obras públicas
Uma gestão de obras bem feita contribui para que todas as atividades ocorram conforme o cronograma do projeto.
O principal benefício de um bom gerenciamento de obras públicas está na organização dos fluxos de trabalho para garantir que as tarefas e atividades ocorram segundo o planejado. Essa prática promove uma melhora da produtividade geral e aumenta o desempenho do projeto.
Outras vantagens da gestão de obras são:
- Economia de tempo e dinheiro.
- Otimização de recursos para uma entrega de projetos mais eficiente.
- Prevenção, redução e gerenciamento de riscos no processo de construção.
- Construção de uma infraestrutura segura e de melhor qualidade.
Conclusão
Uma das maneiras de garantir a eficiência completa do projeto é implementar um sistema de gestão de obras para garantir a otimização das tarefas, controle do orçamento e atenção ao cronograma, além de comunicação efetiva em todos os aspectos do desenvolvimento do projeto. Acesse o Obras.gov e conheça todas as funcionalidades da ferramenta.