Índice do Conteúdo
ToggleA Ouvidoria Pública é uma importante ferramenta de gestão para governos que buscam se aproximar do cidadão e garantir a transparência e efetividade em seus serviços.
No entanto, muitas vezes, as Ouvidorias não atendem às expectativas dos cidadãos e acabam se tornando apenas um canal burocrático e pouco eficiente. Diante disso, surge a pergunta: o que o cidadão espera de uma Ouvidoria Pública?
Neste artigo, iremos explorar como as Ouvidorias e os gestores públicos podem atender a essas expectativas dos cidadãos para garantir uma gestão mais participativa e transparente.
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
Qual o papel da Ouvidoria Pública no município?
A Ouvidoria Pública Municipal tem um papel muito importante no município, pois ela tem a função de atuar como mediadora entre a população, os órgãos públicos e as autoridades municipais.
Essa mediação entre a prefeitura e os cidadãos, realizada pela ouvidoria, possibilita a denúncia de problemas e a apresentação de sugestões, além de ouvir os anseios da população.
Assim, além de dar voz aos moradores do município, a ouvidoria também contribui para o aprimoramento dos serviços públicos oferecidos, tornando a gestão municipal mais eficiente e transparente.
O que a Ouvidoria Pública precisa oferecer para os cidadãos?
Os sistemas de ouvidoria de uma prefeitura há muito tempo deixaram de ser um repositório de críticas para se transformarem num canal eficiente de resolução de problemas sociais e transparência dos atos públicos.
Para trazer essa nova realidade para a gestão da sua prefeitura, é necessário pensar com a cabeça do cliente, nesse caso, o cidadão.
Abaixo, reunimos as competências principais que devem ser atendidas por uma ouvidoria pública a fim de conseguir atender bem seu público:
Agilidade
Este é o primeiro passo para ter uma ouvidoria de qualidade. Mesmo não havendo uma resolução fácil ou rápida para o problema, é necessário que o cidadão esteja ciente de que seu pedido foi visto ou está sendo atendido.
Uma rápida resposta é essencial. Uma boa opção é enviar um e-mail de confirmação automática do recebimento do protocolo. Mas lembre-se de configurar um e-mail de resposta real, caso haja alguma dúvida ou necessidade de falar com uma pessoal real com urgência.
Transparência
Nada mais desconfortável do que fazer uma solicitação e não saber para onde ela está sendo direcionada. Evitar a sensação de “buraco negro” nos pedidos dos cidadãos que entram em contato com a ouvidoria é indispensável!
Seguindo como bons exemplos as cidades digitais, utilizar a internet e o smartphone para dar retorno às demandas da ouvidoria já deixou de ser tendência e é o modelo de gestão do agora.
O cidadão já espera que suas reivindicações sejam solucionadas através de plataformas online, aplicativos e e-mails. Afinal, poucas coisas são mais inconvenientes para o cidadão do que ter que lidar com modelos analógicos e poucos transparentes nos dias de hoje.
Conclusão
Concluímos que o cidadão espera que a Ouvidoria Pública seja uma instituição que ofereça soluções rápidas, acessíveis e transparentes, que seja eficiente e que tome ações efetivas para resolver os problemas.
Além disso, espera-se que a Ouvidoria Pública contribua para a melhoria dos serviços e da relação entre entidades públicas e cidadãos, bem como para a transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos, reduzindo os conflitos e melhorando a qualidade dos serviços públicos.
Para saber mais sobre otimização de processos de fluxos de trabalho em prefeituras, baixe agora mesmo o nosso e-book com os 7 pilares da digitalização dos processos na gestão pública.