Como estruturar o relacionamento com o cidadão nos primeiros anos da gestão de um município

Como estruturar o relacionamento com o cidadão nos primeiros anos da gestão de um município
Aprenda a construir uma relação de confiança com os cidadãos durante os primeiros anos de gestão municipal. Este guia oferece estratégias para envolver a comunidade e melhorar a transparência.

O relacionamento entre o cidadão e o governo municipal é de vital importância para o desenvolvimento de um município. No entanto, acertar o tom do diálogo entre as partes não é tarefa fácil. 

Nos primeiros anos da gestão de um município, é necessário aprimorar e estruturar a relação com o cidadão para que as necessidades dos munícipes sejam atendidas de maneira eficaz. 

Neste artigo, abordaremos algumas dicas que podem ser seguidas para estruturar o relacionamento com o cidadão nos primeiros anos da gestão de um município, como a criação de canais de comunicação, o estabelecimento de políticas de serviço ao cidadão e a realização de pesquisas para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

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A gestão pública e um bom relacionamento com o cidadão

A opinião pública pode impactar positivamente ou negativamente. A cada ano é reforçada a conexão que existe entre o sentimento da população, o julgamento de uma gestão eficiente e a continuidade do governo, chegado o momento de uma eleição. 

E não é fácil agradar a todos! Ter unanimidade. Mas existe um ponto que pode ser decisivo no momento de unir gestão pública e um bom relacionamento com o cidadão: transparência e bom relacionamento.

A transparência, ou seja, disponibilizar as informações para acesso livre do público, salvo exceções de confidencialidade, é não apenas uma preocupação de boas gestões, mas também uma obrigação garantida pela Lei de Acesso à Informação.

Graças a ela, o cidadão pode não apenas ver como estão sendo gastos os recursos públicos, mas também entender como tramitam as informações e quais são as prioridades em investimentos naquela administração. 

Quais as melhores práticas para estruturar o relacionamento com o cidadão? 

As melhores práticas para estruturar o relacionamento com o cidadão devem ser baseadas na transparência, acessibilidade e confiança. É necessário criar canais de comunicação diretos e interativos, além de fornecer informações claras e de fácil compreensão.

 Estas são algumas melhores práticas para estruturar o relacionamento com o cidadão:

Protocolo de atendimento online

É muito importante o Órgão ter uma ferramenta online para recebimento de demandas administrativas e consulta de andamento de processos sem a necessidade de fazer com que o cidadão se desloque fisicamente para solicitar serviços como: pedidos de alvará, abertura de processos de viabilidade de construção, entre outros.

 Isso mostra uma preocupação da administração pública em facilitar a vida das pessoas.

Ouvidoria Online

Como mencionamos neste outro post sobre a Lei da Ouvidoria, ter uma plataforma de ouvidoria online aproxima o cidadão da administração pública ao facilitar a comunicação entre os dois.

Sistema de registro dos pedidos de LAI (Lei de acesso à Informação)

Todo órgão público brasileiro deve ter aberto, em seu site na internet, um formulário para coletar as demandas da LAI. Também é obrigatório a apresentação de dados quantitativos a respeito do recebimento e encaminhamento destas informações. 

É muito mais conveniente e prático que todos esses dados estejam unificados em uma única plataforma online.

Portal da Transparência

Além do site oficial do município, que em muitos casos têm finalidades turísticas ou assistenciais para o cidadão, é preciso criar um repositório online que atenda às regras da Lei de Acesso à Informação. Lá ficarão abrigados todos os documentos, relatórios e planilhas de domínio público a LAI e poderão ser acessados a qualquer momento pela comunidade.

Como um Portal da Transparência afeta o relacionamento com o cidadão?

Fornecer informações sobre salários, custos, investimentos e prioridades na distribuição dos recursos públicos mostra ao cidadão que a administração é responsável e não tem nada a esconder.

 Estes documentos também podem ser usados em caso de auditorias ou investigações internas, já que ter uma administração regularizada diminui as chances de conflito e perda da aprovação do público. 

Como uma Ouvidoria e LAI Online afetam o relacionamento com o cidadão?

Através dela, é possível submeter sugestões e reclamações de forma mais simples, rastrear todo o processo e andamento da demanda e ainda agilizar o atendimento e resolução dos chamados.

A importância da rastreabilidade de processos e informações no setor público

Nos itens que trouxemos acima, mostramos a importância de acompanhar processos e rastrear informações de forma simplificada. Esta característica é essencial a uma administração moderna e que se preocupa com o relacionamento com o cidadão, já que diminui as chances de perda de informação, paralisação no andamento e resolução de demandas e falhas na comunicação. E o melhor, tudo isso pode ser feito automaticamente.

Como a tecnologia pode ajudar nesse processo? 

Em órgãos públicos que utilizam uma plataforma eficiente no atendimento, todas as ações realizadas tanto pelos agentes públicos como por cidadãos são registradas de forma automática, controlando toda a tramitação para a resolução de uma demanda. Dessa forma, é possível obter indicadores e isto não gera trabalho extra para o servidor público. 

A solução tecnológica fica responsável por enviar avisos por e-mail de forma automática para quem registrou o chamado, para ciência de cada passo daquele documento dentro do órgão público. 

Cada um destes pontos auxilia na rastreabilidade dentro do setor público, o que melhora os índices de eficiência dos Órgão e, consequentemente, cria uma impressão positiva no cidadão.

Conclusão

Ao longo dos primeiros anos de gestão de um município, é fundamental a estruturação de um relacionamento com o cidadão. Esse relacionamento deve ser baseado no diálogo, na transparência, na responsabilidade e na participação.

Como vimos, a tecnologia pode ajudar muito na construção de uma relação de confiança entre o cidadão e a gestão do município e pode contribuir significativamente para o sucesso dos primeiros anos de gestão.

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