Índice do Conteúdo
ToggleA gestão financeira é um dos papéis da contabilidade municipal, pilar do funcionamento local. Suas atividades envolvem grandes responsabilidades e um olhar dedicado para evitar erros e prejuízos ao município.
Como em diversas áreas na esfera governamental, já é possível adotar ferramentas tecnológicas para gerir e otimizar recursos públicos. A combinação é uma estratégia poderosa para fortalecer o controle financeiro.
Neste conteúdo, você vai entender o que faz a contabilidade municipal, seus maiores desafios e maneiras de melhorar os processos contábeis com o apoio da tecnologia. Boa leitura!
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
O que faz a contabilidade municipal?
A contabilidade do município é um pilar importante das contas públicas. É de responsabilidade da área garantir a saúde financeira da região por meio de diversas atividades que, em conjunto, contribuem com uma gestão contábil eficiente da prefeitura, como:
- elaboração de orçamentos;
- registro e análise de receitas e despesas;
- cumprimento da legislação vigente sobre temas contábeis e financeiros;
- prestação de contas sobre as ações governamentais e utilização de recursos públicos;
- análise financeira para apoiar em tomadas de decisão pelos servidores.
Além disso, a contabilidade governamental é um elemento importante para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por meio dos instrumentos contábeis, é possível monitorar e controlar as contas públicas e garantir que estarão de acordo com os limites da legislação.
Quais são os maiores desafios da contabilidade municipal?
A contabilidade governamental conta com muitas responsabilidades para garantir a saúde financeira do município. Prestar contas e realizar análises para tomar decisões são apenas parte da sua rotina, além de uma série de desafios.
Controle e fiscalização
O dia a dia dos servidores da área contábil é um desafio por si só, dada a complexidade da atividade e seus impactos. Um controle rigoroso das receitas e despesas é necessário para garantir uma fiscalização eficiente e evitar problemas futuros.
Identificar falhas e possíveis irregularidades com rapidez é uma dificuldade da área contábil, pois exige ferramentas para acompanhar as transações financeiras em tempo real e tomar decisões com agilidade.
Captação de recursos
Ter diferentes fontes de verba é um obstáculo conhecido da contabilidade governamental. A captação de recursos é necessária para garantir que os projetos públicos sejam realizados e possam realizar melhorias na região.
Buscar por outras origens de receita é um desafio contínuo do município, já que os projetos públicos são recorrentes e necessitam verba para a sua execução. Captar recursos exige estratégia e criatividade.
Prestação de contas
Um dos princípios da administração pública consiste na transparência, responsabilidade da área de contabilidade do município. Realizar a prestação de contas de maneira adequada e acessível para os cidadãos é um desafio e tanto.
Nem sempre as informações são disponibilizadas de maneira simples, o que impacta no alcance da informação e, por consequência, no nível de transparência. Se os dados não podem ser compreendidos, o conhecimento não alcança a população.
Gestão de riscos
Identificar possíveis problemas e prevenir prejuízos financeiros exige mecanismos de controle robustos. A quantidade de informações que a área administra requer um sistema capaz de lidar com tantos dados de maneira segura e eficiente.
Sistemas tradicionais como planilhas já não são suficientes para abranger a complexidade do tratamento do orçamento público. É preciso ferramentas que ampliem o olhar sobre as possibilidades de obstáculos para, assim, traçar planos de ação eficientes.
Mudanças na legislação
A contabilidade governamental precisa estar atenta para as alterações que acontecem na legislação, normas e regulamentos. Uma adaptação rápida aos padrões contábeis é bastante desafiadora, pois exige diferentes abordagens.
Além das mudanças em processos internos, também é necessário capacitar os servidores com o conhecimento técnico necessário para desempenhar suas funções de acordo com a lei.
Como melhorar a contabilidade municipal?
Aperfeiçoar a gestão das contas públicas é necessário não apenas para melhorar a governança, como também para apoiar os servidores a tomarem decisões com mais segurança. Confira algumas dicas que podemos aplicar para evoluir a contabilidade do município:
Controle da informação
Implementar sistemas contábeis integrados é a chave para ter maior controle das informações e movimentações financeiras. Com acesso aos dados de transações atualizados, facilita o processo de análise e apoia em escolhas mais estratégicas para a otimização de recursos do município.
Administração da verba
Ferramentas para gerir o planejamento orçamentário são importantes para realizar operações financeiras assertivas. Com funcionalidades para realizar a distribuição de recursos de forma estratégica, é possível priorizar áreas de maior impacto à população e direcionar a verba necessária.
Integração de diferentes setores e departamentos
Além da integração entre sistemas contábeis, a comunicação com diferentes setores e departamentos também é importante não só para facilitar os trâmites. Também proporciona mais transparência, com uma visão mais ampla das movimentações e seus impactos nos cofres públicos.
Políticas de sustentabilidade financeira
Isso significa, a longo prazo, fortalecer a base econômica do município por meio de diferentes fontes de receitas, estabelecendo reservas etc. Buscar a estabilidade a longo prazo faz parte do processo de evolução da contabilidade municipal, resultado de diversas ações.
Apostar na inovação
Outro fator necessário para promover a evolução na contabilidade municipal é investir em novos recursos, capazes de otimizar tarefas e realizar análises ainda mais assertivas. Já existem ferramentas que facilitam a rotina de trabalho e promovem a transparência com dados acessíveis para a população.
O papel da tecnologia na contabilidade municipal
A tecnologia desempenha um papel fundamental neste processo de evolução. Sistemas de gestão financeira já atuam no dia a dia do serviço público para tornar trabalhos morosos em rotinas automatizadas. Além da agilidade, ainda proporciona dados confiáveis e mais precisão nas análises.
A modernização é um processo que acontece de maneira gradual, existente na administração pública. Já existem soluções capazes de otimizar diversas atividades e gerar análises ricas para os servidores, além de benefícios como:
- eficiência operacional: a automação reduz o tempo gasto por servidores em tarefas repetitivas;
- transparência e precisão: a implementação de sistemas é uma estratégia importante para promover a transparência na prestação de contas;
- decisões mais assertivas: análises ricas contribuem com escolhas mais embasadas e que contribuam com o desenvolvimento local.
Conclusão
A combinação entre contabilidade municipal e tecnologia é uma forma de aprimorar a área e contribuir com mais transparência. Com sistemas de tramitação com rastreio, por exemplo, é possível acompanhar todas as movimentações feitas em um determinado documento ou processo.
Recursos como este são importantes para garantir que as ações feitas possam ser justificadas e acompanhadas de perto. Além de funcionalidades que estejam de acordo com as exigências legais, é uma forma de integrar a tecnologia à realidade do serviço público.
Conheça o SAJ Procuradorias, uma solução para facilitar a rotina de trabalho, automatizar e integrar tribunais com recursos como comunicação em tempo real e fluxos de trabalho.