Controle de mão de obra: saiba por que ele é tão importante!

Pessoas trabalhando em obra, em foto que ilustra post sobre controle de mão de obra. Foto: Ivan Henao/Unsplash.
Entenda o que é o controle de mão de obra e conheça boas práticas para fazer com que este processo seja mais eficiente.

O controle de mão de obra é essencial para uma boa gestão dos recursos humanos e dos projetos de uma obra, sendo capaz de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho em um projeto.

As pessoas devem ser a principal prioridade de qualquer organização, seja ela privada ou pública, pois são o fator-chave que afeta a produtividade e a eficiência dos serviços, principalmente quando se trata de obras públicas.

A seguir, você acompanhará a importância do controle de mão de obra e quais medidas podem ajudar a torná-lo mais eficiente. Boa leitura!

Sem tempo para ler agora?

Baixe esta matéria em PDF!

O que é controle de mão de obra? 

A gestão da mão de obra abrange o planejamento estratégico, a organização e o gerenciamento da força de trabalho para cumprir com eficácia os objetivos dos projetos dentro do prazo, orçamento e padrões de qualidade predefinidos. É um dos fatores fundamentais para entregar um projeto grande e complexo no prazo. 

A importância do controle de mão de obra 

O controle eficaz de mão de obra é um requisito fundamental para a entrega de projetos no prazo e dentro do orçamento estipulado. Além de ser necessário para garantir uma boa produtividade e uma boa administração, que ajuda a evitar problemas com atrasos e desperdícios.

A falta de controle ou sua ineficiência pode gerar atrasos na entrega das obras, ou mesmo uma entrega com qualidade inferior à exigida pela construção, ou legislação própria.

Controle de mão de obra no setor público 

Atualmente, a indústria da construção enfrenta um grande desafio na contratação de trabalhadores altamente qualificados devido à elevada procura por esses profissionais e à grande concorrência. Aliado a isso, há a necessidade de uma melhor gestão da obra e de toda a força de trabalho envolvendo.

Em se tratando do setor público, a necessidade de gestão da mão de obra é ainda maior em razão da utilização de recursos públicos nas obras e para que todas as etapas sigam o que está estipulado no projeto e o que foi aprovado por meio da licitação.

Devido às particularidades que o controle de mão de obra tem em obras públicas, a tecnologia digital é cada vez mais adotada para integrar todas as informações da obra, deixar a gestão mais eficiente e entregar projetos mais precisos.

Ao investir na solução correta, a administração pública pode obter benefícios importantes, como gestão de contratos em andamento, atrasados e concluídos; controle de todas as etapas do projeto – do orçamento à entrega –; medições mais precisas; e melhores resultados e qualidade de entrega de projetos.

Banner - planilha de medição

Como fazer um bom controle de mão de obra?

Existem alguns elementos básicos que devem ser observados para garantir maior controle de mão de obra e que os projetos sejam executados com qualidade e de forma produtiva e eficiente.

Veja algumas boas práticas no controle de mão de obra:

1. Tenha uma equipe qualificada

A indústria da construção está em constante mudança, com o surgimento de novas tecnologias e processos, o que exige treinamento contínuo.

Funcionários devidamente treinados são mais eficientes e realizam o trabalho com mais qualidade e rapidez, mantendo os projetos dentro do orçamento e do cronograma.

Um plano de desenvolvimento pessoal bem elaborado dá a seus funcionários a oportunidade e a orientação de que precisam para melhorar suas habilidades para que possam progredir no local de trabalho.

2. Fique atento aos requisitos de saúde e segurança do trabalho

Todos os locais de trabalho possuem requisitos de conformidade em relação à conduta e segurança.

Nas obras, o cumprimento desses requisitos pode ser uma questão de vida ou morte devido aos riscos envolvidos. Por isso, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar no canteiro de obras.

Normalmente, os engenheiros de segurança são os profissionais de gestão da mão de obra responsáveis por lidar com esses riscos.

3. Faça o acompanhamento regular do trabalho

Um dos principais objetivos do acompanhamento regular do trabalho é identificar os problemas e erros antes e durante a obra, a fim de evitar a ocorrência de imprevistos ou descumprimentos de projeto, ou normas técnicas.

Além disso, o profissional responsável pela obra (ou a equipe de monitoramento) deve coordenar todas as atividades e funções entre tomadores de decisão, desenvolvedores, empreiteiros e fornecedores.

Quanto maior e mais complexo for o projeto, mais qualificada a equipe deve ser para estar preparada para lidar com as diversas situações que possam surgir.

4. Faça contratos bem elaborados

Um contrato bem elaborado é essencial para manter o controle de mão de obra. Dessa forma, é possível garantir uma obra segura e eficiente, se resguardar de problemas trabalhistas e definir obrigações com clareza.

Além disso, a garantia de direitos trabalhistas motivará os trabalhadores a serem mais produtivos e poderão trabalhar com mais segurança, tendo seus direitos protegidos mesmo em casos de afastamentos por acidentes ou doenças.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje, o controle e fiscalização de obras públicas podem ser realizados mais facilmente por meio de softwares de acompanhamento de obras que integram todas as informações necessárias a todos os envolvidos na gestão da obra.

Com eles, é possível fazer uma completa gestão de obras públicas, acompanhar todas as obras em um só lugar com o Mapa Interativo de Obras e ter mais controle da execução de obras, do planejamento até a sua conclusão.

Entre as funcionalidades oferecidas pela tecnologia, podemos destacar:

  • Composição de custos e orçamentos;
  • Gestão de contratos e medições;
  • Diário de Obras Digital;
  • Comunicação em tempo real com a empreiteira;
  • Controle digital das obras em andamento;
  • Indicadores de obras públicas;
  •  Impressão de relatórios de andamento físico e financeiro.

Conclusão 

Para ter um controle de mão de obra efetivo, é preciso contar com funcionários engajados e um sistema de gestão de obras que possibilite acompanhar o status da obra, a aplicação de recursos, compra de materiais e todas as demais especificações detalhadas no projeto.

Com o Obras.gov, é possível obter uma gestão de obras públicas mais transparente e mais ágil, aumentar a eficiência e reduzir despesas e melhorar a prestação de serviços digitais ao cidadão. Conheça a plataforma e faça um controle de obras mais eficiente!

COMPARTILHAR

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e recorrentes sobre transformação digital e tecnologia

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela 1Doc.

Artigos Relacionados

Mais de

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e recorrentes sobre transformação digital e tecnologia