6 passos para criar um projeto de ouvidoria municipal eficiente

6 passos para criar um projeto de ouvidoria municipal eficiente
Se você está pensando em criar um projeto de ouvidoria municipal, este guia é para você! Descubra os passos essenciais para desenvolver um projeto eficiente.

Saber como fazer um projeto de Ouvidoria Municipal é fundamental para garantir um canal efetivo de comunicação entre a população e o poder público

Sua criação envolve alguns passos importantes que devem ser seguidos para que a ferramenta seja efetiva e gere resultados positivos. 

É preciso definir o objetivo principal do projeto, identificar os canais de atendimento disponíveis, definir a equipe responsável pelo atendimento e uma série de aspectos importantes. 

Apesar de desafiador, também é uma oportunidade para aprimorar a gestão pública.

Neste conteúdo, você vai entender como fazer um projeto de ouvidoria municipal, qual é o seu papel para promover o acesso à informação e como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na implementação. Boa leitura!

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Qual é o papel de uma Ouvidoria Municipal?

A Ouvidoria Municipal é responsável por receber e encaminhar as demandas dos cidadãos para as áreas competentes da prefeitura. 

Além de monitorar as ações tomadas por meio de um sistema de atendimento municipal, também é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o poder público.

Seu papel é fundamental para garantir a transparência, a efetividade e a participação da população na gestão pública. 

A partir dela, os cidadãos podem apresentar sugestões, denúncias, reclamações e elogios em relação aos serviços oferecidos pelo município. 

Além disso, ajuda a identificar possíveis falhas e oportunidades de melhorias, contribuindo para uma gestão mais participativa e próxima da comunidade. 

Por meio de uma Ouvidoria Municipal ativa é possível promover a cidadania, participação social e a construção de uma cidade mais democrática.

Como criar uma Ouvidoria Municipal?

Entender como fazer um projeto de Ouvidoria Municipal envolve alguns cuidados para garantir sua efetividade. É preciso ter uma equipe e infraestrutura adequadas, além de uma regulamentação que define sua estrutura e atribuições, canais de atendimento disponíveis e métricas para acompanhamento.

A escolha do ouvidor também é fundamental, pois deve ser uma pessoa que possa atuar com independência e imparcialidade. 

Dessa forma, garante a participação dos usuários de serviços públicos, conforme estabelece a Lei da Ouvidoria. Abaixo, você confere 6 passos para criar a sua Ouvidoria Municipal.

1.Estabeleça uma regulamentação

A regulamentação da Ouvidoria Municipal é um elemento bastante importante do sistema de relacionamento com cidadãos e prefeitura. É o documento que define pontos importantes, como:

  • Estrutura;
  • Atribuições;
  • Prazos;
  • Formas de atuação. 

Deve ser uma norma clara e acessível ao cidadão, que permita entender com facilidade quais são seus direitos e como utilizá-los. 

Além disso, deve conter mecanismos de avaliação da Ouvidoria para o seu aprimoramento contínuo.

2.Defina a equipe e infraestrutura necessária

A equipe deve ser composta por profissionais capacitados e comprometidos com a transparência e eficiência da gestão pública. 

Neste sentido, é importante que os ouvidores tenham perfil técnico e político para atuar na função.

Além disso, é necessário que a infraestrutura esteja adequada para o funcionamento da Ouvidoria Municipal. Equipamentos e tecnologias de gestão pública contribuem para a qualidade do atendimento e garantir que o Portal de Atendimento Municipal esteja disponível para os cidadãos.

3.Escolha o ouvidor

Antes de entender como fazer um projeto de ouvidoria municipal, é importante saber que qualquer cidadão que atenda aos requisitos estabelecidos pela legislação pode ser um ouvidor municipal. Geralmente, é necessário atender alguns critérios, como:

  • Ser acima de 21 anos;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Comprovar experiência profissional ou conhecimento nas áreas de administração pública, direito, comunicação ou atendimento ao cidadão

O processo pode variar de acordo com a legislação municipal, podendo ser realizado por indicação, eleição ou processo seletivo para atender as funções de:

  • Receber, analisar e encaminhar demandas e reclamações da população, visando a melhoria dos serviços oferecidos pelo município;
  • Atuar como  intermediário entre o cidadão e a administração pública, buscando solucionar problemas e garantir o atendimento das demandas apresentadas;
  • Monitorar e avaliar o desempenho dos serviços públicos, identificando oportunidades de melhorias e fornecendo informações relevantes para a gestão municipal. 

4.Estabeleça os canais de atendimento

A Ouvidoria Municipal deve contar tanto com um canal presencial, quanto um canal de comunicação digital, para garantir que todos os cidadãos possam acessá-la. 

O atendimento presencial deve estar disponível em locais de fácil acesso e com horários adequados.

Da mesma forma, o atendimento online deve ser disponibilizado por meio de plataformas de atendimento digital, como a Plataforma de Denúncias Online. 

Com diversas funcionalidades como o recebimento de denúncias anônimas e a emissão de relatórios gerenciais, significa um avanço na modernização da gestão pública.

Neste sentido, a integração dos canais presencial e online é fundamental para garantir um atendimento ágil e eficiente aos cidadãos. 

É preciso que a Plataforma de Atendimento Digital e o atendimento presencial trabalhem em conjunto para que as demandas sejam atendidas da forma mais adequada.

5. Faça a gestão de processos, prazos e respostas

O gerenciamento de reclamações municipais é um desafio constante para as ouvidorias municipais. É um processo que envolve diversas etapas e prazos e respostas, e é fundamental contar com ferramentas que facilitem o trabalho da equipe. 

Neste sentido, a tecnologia pode ser uma parceira no processo. Soluções como serviço de Ouvidoria Digital e ferramenta de monitoramento municipal permitem que as ouvidorias gerenciem de forma mais eficiente as reclamações recebidas.

6. Divulgue os indicadores e resultados

A divulgação dos indicadores e resultados é uma maneira de garantir a transparência da ouvidoria municipal e cumprir com a Lei de Acesso à Informação.  

Assim, a equipe pode demonstrar seu compromisso com a qualidade das soluções de reclamações municipais.

Além disso, pode ser usada como uma forma de avaliar o desempenho da equipe e identificar pontos de melhoria. A partir dos dados coletados, é possível:

  • Identificar padrões nas demandas recebidas;
  • Avaliar a eficácia das respostas;
  • Propor melhorias nos processos.

Como a tecnologia pode facilitar o trabalho da ouvidoria

A tecnologia tem um papel fundamental na otimização dos processos da ouvidoria municipal. Uma das ferramentas disponíveis é o 1Doc, uma plataforma digital que oferece um fluxo de trabalhos e prazos integrado, permitindo uma gestão mais eficiente e em conformidade com a Lei 13.460/17.

Seus recursos permitem a emissão de gráficos e indicadores, que podem ser utilizados para monitorar o desempenho e avaliar a satisfação dos cidadãos.

A plataforma também conta com envio automático de e-mails, garantindo que o cidadão seja informado sobre o andamento de sua demanda.

Implementação da Ouvidoria Digital: uma solução eficiente 

Criar uma Ouvidoria Municipal é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação eficaz entre população e poder público. A implementação da Ouvidoria Digital pode ser uma solução para ampliar o alcance das soluções de reclamações municipais.

Neste sentido, a plataforma de gestão de processos da 1Doc pode ser uma opção interessante e simplificada para a sua implementação. Conheça os recursos disponíveis para a sua prefeitura ir além de saber como fazer um projeto de ouvidoria municipal.

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