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ToggleGovtech é o uso da tecnologia para melhorar a eficiência na prestação de serviços governamentais. Esta abordagem tem como objetivo tornar o governo mais responsivo, eficiente e transparente, além de reduzir custos.
Um governo digital tem melhor eficiência em processos de atendimento aos cidadãos, tem mais segurança no armazenamento de documentos e é mais efetivo na comunicação entre órgãos governamentais e cidadãos.
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O que é Govtech?
Podemos definir as Govtechs como a união das mais novas tecnologias, ou seja, empresas que usam a tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços públicos, desburocratizando problemas complexos e trazendo um grande impacto na sociedade.
Elas estão inseridas nos setores relacionados à saúde, mobilidade, educação, entre outros. Os órgãos públicos que não se adaptarem a esta nova realidade terão sérias dificuldades no relacionamento com a população – e poderão até perder verbas por conta disso.
Govtech: o futuro do governo é totalmente digital
O avanço das tecnologias ao longo dos últimos anos transformou o mundo e remodelou setores inteiros da economia. O mercado financeiro, por exemplo, deixou de ser centrado nos bancos e viu a consolidação das fintechs.
O sistema educacional também mudou com o advento das ‘edtechs’ e a área de saúde se prepara para o crescimento das ‘health techs’.
Entre tantos acrônimos, um deles se destaca justamente por trazer eficiência e agilidade a um segmento conhecido pela burocracia e falta de transparência: o poder público.
A tecnologia voltada ao poder público deve ser pautada pela transformação digital que ocorre atualmente em todo o mundo. As soluções pensadas e desenvolvidas para este segmento devem priorizar a resolução de problemas reais dos cidadãos, como a burocracia nos processos internos e a demora na resposta de solicitações feitas.
Além disso, é importante estimular o uso de equipamentos de fácil implementação e, principalmente, prezar pela transparência necessária a todos os órgãos federais, estaduais e municipais.
O combate a burocracias desnecessárias com soluções das Govtechs
Ainda hoje, os órgãos públicos são vistos como sinônimos de burocracia e até de preguiça. Por muito tempo, solicitar um atendimento em governos municipais ou estaduais era uma via-sacra: era preciso visitar diferentes departamentos e secretarias, acumular uma série de papéis e esperar todo o trâmite até ter sua solicitação atendida – um procedimento que costumava levar meses.
Essa insatisfação aumentou com a evolução da tecnologia nas últimas décadas. Se tudo foi agilizado e ficou mais rápido, por que o poder público não pode ser ágil também?
Quando se tem parceiros que auxiliam na implementação destas tecnologias, o poder público consegue atingir a tão desejada eficiência em seus trâmites.
Afinal, se todos os documentos são digitalizados e ficam disponíveis às pessoas na web, se gabinetes e secretarias conseguem ter uma visão ampla de todo o processo, identificando em qual departamento está a solicitação e qual o profissional responsável, os gestores podem avaliar cada área de acordo com seu desempenho, apontando melhorias para aumentar a produtividade e melhorar os índices de satisfação da população.
Conclusão
Hoje não há mais espaço para prefeituras, secretarias e autarquias continuarem utilizando sistemas burocráticos e pouco efetivos no atendimento às demandas dos cidadãos. A tecnologia mostrou às pessoas que é possível desburocratizar, agilizar e ser mais transparente.
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