Índice do Conteúdo
ToggleA transparência nos órgãos públicos deixou de ser um diferencial das administrações para ser um requisito básico na gestão pública. Mas nem sempre tornar os processos transparentes é algo fácil de ser alcançado e executado.
E neste contexto, a tecnologia surge como uma importante aliada. Com os avanços proporcionados por novas soluções – que podem ser aplicadas no dia a dia das prefeituras e autarquias -, a transparência pode se tornar cada dia mais presente.
Pensando nisso elencamos algumas situações onde pode-se incorporar a tecnologia, para que os processos se tornem ainda mais eficientes e transparentes, tanto para os servidores quanto para os contribuintes.
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
Prestação de contas junto aos tribunais
A partir do uso de softwares modernos, que possibilitam o lançamento e cruzamento das contas, é possível alcançar mais transparência nos órgãos públicos. Com o uso da tecnologia há também a possibilidade de integração dos setores envolvidos na prestação de contas, o que reduz o tempo de execução do processo.
A agilidade e transparência conquistada nesta rotina reflete em resultados positivos em toda a administração
Aproximação dos setores administrativos
Com a tecnologia implantada no serviço público é possível aproximar setores fisicamente distantes. O que antes poderia ser considerado difícil ou inviável pode ser alcançado graças a sistemas de gestão modernos, com uma integração que pode ser viabilizada em poucos cliques.
Controladoria e contabilidade possuem processos em comum? Que tal otimizá-los e integrá-los?
Comunicação moderna e eficiente
Graças ao uso da tecnologia, é possível adotar processos de comunicação que fomentem a transparência nos órgãos públicos. Informações que antes poderiam se perder, em meio a tantas demandas e documentos, podem ser armazenadas e repassadas de maneira segura e transparente.
Por meio de soluções modernas são definidos processos digitais (considerados oficiais) e muito mais ágeis que os realizados manualmente.
Importante salientar que uma comunicação transparente pode ser considerada a base de todos os procedimentos adotados nas prefeituras e autarquias, considerando que toda e qualquer informação entre setores é trocada/solicitada via comunicação oficial.
Transparência fomentada na “base” de toda a prefeitura
Como já falamos anteriormente, a transparência nos órgãos públicos já não é considerada um diferencial. Além de auxiliar na aproximação do contribuinte e da administração, ela deve estar intrínseca em todos os setores e processos.
Talvez o principal deles seja a comunicação interna e gestão documental destas organizações. É a partir deles que são solicitados serviços e insumos, são enviados comunicados, são abertas licitações e é armazenado todo histórico do órgão público.
Estabelecer uma comunicação transparente e digitalizada contribui para respaldar os servidores envolvidos no processo, agilizar a comunicação interna e torná-la mais transparente. E sabe o melhor? Já existem soluções no mercado que possibilitam isso.
Em dúvida sobre transição entre tecnologias? Saiba como neste post!
Plataforma 1Doc como aliada
Adotar soluções tecnológicas altamente eficientes é mais fácil (e financeiramente acessível) do que se imagina. A Plataforma 1Doc é uma solução que reúne todas essas características e ainda fará a sua administração adotar práticas sustentáveis, transparentes e que beneficiam o meio ambiente.
A partir de uma tecnologia 100% web é possível fazer a gestão documental, comunicação e atendimento de sua prefeitura de maneira rápida e intuitiva. Com ela sua administração economiza tempo (tornando as rotinas mais ágeis e automatizadas) e dinheiro (otimizando a mão de obra dos funcionários públicos e eliminando a necessidade da impressão em papel). Saiba como a 1Doc pode contribuir para aumentar a transparência nos órgãos públicos e mudar a realidade do seu município!