Depois de trabalharem como servidores públicos, os catarinenses Jaison Niehues e Jéferson de Castilhos perceberam o quanto os órgãos do governo e autarquias eram dependentes de papéis e protocolos, o que tornava todos os processos muito burocráticos. Atentos à demanda por mais eficiência nessa área, criaram a startup 1Doc, plataforma web que realiza a comunicação interna, atendimento ao cidadão (ouvidoria, processos e protocolos) e gestão de documentos em mais de 30 prefeituras em todo o país.
Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das demandas diárias em cada setor do órgão, dando mais transparência aos processos. A plataforma funciona como software-como-serviço (SaaS) e armazena dados em nuvem.
“As repartições públicas são lotadas de softwares projetados no fim dos anos 1990, e a metamorfose para os dias atuais é lenta”, afirma Niehues, diretor de tecnologia da 1Doc. Segundo ele, essa falta de atualização obriga o cidadão a ir presencialmente aos órgãos para ter sua solicitação concluída.
Os serviços da startup, que iniciou suas atividades em Florianópolis, já foram contratados por prefeituras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Paraíba e Pernambuco. Desde 2014, já evitou 5 milhões de impressões em papel. No ano passado, a 1Doc recebeu um investimento da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina, de valor não revelado. Com os recursos, a startup fez contratações e traçou a meta de chegar a mais de 100 prefeituras até o final de 2018, sendo 30 delas em São Paulo, um mercado com grande potencial, na avaliação dos empreendedores, e onde a empresa está presente nos municípios de Taboão da Serra e Fartura.