Índice do Conteúdo
ToggleO termo ESG virou uma grande tendência mundial e guia mercados com recursos trilionários disponíveis apenas para aqueles que estiverem bem no ranking.
Mas, muito antes de ser sustentável e ter responsabilidade social tornar-se uma exigência para quem deseja estar inserido em grandes mercados, a 1Doc já trabalhava promovendo princípios em harmonia com o ESG.
A 1Doc nasceu com o objetivo de simplificar e democratizar os processos da Administração Pública com segurança, celeridade, confiabilidade e transparência.
Nossa plataforma Saas auxilia o Setor Público a cumprir o seu papel principal: atender as demandas da população de forma simples, rápida, clara e eficiente.
Isso, com certeza, é um incentivo direto ao ESG e sempre fez parte do nosso DNA mesmo antes da sigla “bombar”.
Temos exemplos disso e vamos mostrar, mas antes, que tal saber mais sobre o surgimento e o significado do ESG?
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
Entenda como surgiu o ESG
Ele foi apresentado em 2004, em um relatório produzido pelo Pacto Global, parceiro da Organização das Nações Unidas – ONU. Aos poucos, ele passou a ser utilizado no lugar do termo sustentabilidade, com vistas a adentrar e engajar o universo corporativo.
Mas, e o que significa termo ESG? A sigla ESG em inglês – enviromental, social and governance, ou como é conhecido no Brasil, ASG – Ambiental, Social e Governança.
São práticas de responsabilidade e impactos socioambientais das empresas associadas aos seus processos, políticas e estratégias internas que enternecem a sociedade.
Ele é uma microparte do macrogrupo de Investimentos Sustentáveis, ou seja, o ESG é uma parte a ser colocada em prática para que o mundo corporativo seja, cada vez mais, sustentável.
Assim, ele significa a inserção de responsabilidades sobre os fatores socioambientais nos investimentos, com vistas, a gerenciar os riscos que eles causam sobre a sociedade e o meio ambiente.
Podemos afirmar que a 1Doc nasceu com um propósito ESG, visto que, os seus objetivos são digitalizar todos os processos, acabar com o uso de papel na administração pública, bem como trazer benefícios sociais, uma vez que facilita o atendimento e a comunicação dela com os cidadãos.
Cada pilar do ESG e como a 1Doc os sustenta na gestão pública
Responsabilidade ambiental (E)
O primeiro pilar está relacionado à sustentabilidade e meio ambiente e engloba todas as ações que visam a preservação ou diminuição do impacto ambiental causado pelas empresas.
Por exemplo, a redução na emissão de gases do efeito estufa, substituição de papel por processos digitais, otimização na gestão de resíduos e diminuição de desperdícios.
Há uma estimativa de que a cada R$ 1 milhão de reais poupados em impressões representa 1000 árvores salvas e cerca de 26 milhões de litros de água economizados.
Hoje, nossos clientes do setor público já chegaram à marca de mais de R$ 500 milhões em economia com papel, representando 500 mil árvores preservadas e economia de cerca de 1,3 bilhões de litros de água economizados.
Responsabilidade social (S)
Em conjunto, o segundo pilar diz respeito à responsabilidade social. Ou seja, ações relacionadas às pessoas impactadas direta ou indiretamente pelas empresas, sejam elas colaboradores ou da comunidade externa.
Por exemplo, promover o bem estar através de projetos com impacto social, segurança no trabalho, investimentos em treinamentos e programas de inclusão.
Podemos exemplificar algumas formas pelas quais promovemos a responsabilidade social:
- Maior organização e eficiência dos processos internos:
Isso torna possível uma maior agilidade na resolução das demandas da população de diversas cidades. Hoje estamos presentes em todos os estados do país e 1/4 dos brasileiros é beneficiado todo dia pela plataforma.
- Fim do uso do papel e toda tramitação online:
Proporcionamos economia às gestões, não só de papel, mas de combustível, custos com pessoal e custos com locação de espaços para armazenamento de documentos.
E o que acontece com essa economia? Ela é revertida em verba que pode ser investida na melhoria da qualidade de vida dos municípios.
- Levantamento de dados de ocorrências com geolocalização:
Podendo mapear as principais demandas da cidade e entender a dinâmica de cada uma delas.
- Temos diversos cases de prefeituras:
Conseguimos viabilizar projetos sociais graças ao uso eficiente da plataforma.
Os exemplos são muitos, mas podemos finalizar relembrando um emblemático. Por meio da nossa plataforma, a administração municipal de diversas cidades mantiveram seu funcionamento e atendimento às pessoas mesmo em período de isolamento social.
Governança (G)
E, por último, temos a governança: práticas relacionadas à ética no ambiente corporativo.
Nessa área entram ações como promover a diversidade em cargos de liderança, realizar a gestão de risco e ações de engajamento interno, transparência fiscal, criação de comitês ou conselhos e iniciativas anticorrupção.
Com 1Doc, absolutamente tudo fica registrado. Cada ação fica registrada e não pode ser apagada. Traduzindo, processos tem diversas etapas, diversos documentos, diversas interações e na plataforma 1Doc cada ação deixa uma impressão digital.
É possível ver quem respondeu, quando respondeu e tudo isso mantém-se organizado em uma árvore de processo: ou seja, a qualquer momento, basta buscar essa árvore e verificar todo o andamento.
Isso torna possível não apenas evitar desvios ou detectar possíveis falhas, mas, também, identificar a eficiência de cada setor ou pessoa – sabendo que o bom trabalho é essencial para atender aos interesses da população.
Outro ponto importante é que é um veículo das informações, possibilitando uma boa governança.
Se formos analisar, o setor público, à sua maneira, é 100% digital porque ele recebe de forma bancarizada, paga de forma bancarizada. Ou seja, você não vai na prefeitura pagar seu imposto, pegar troco e etc: as duas pontas já estão digitalizadas.
O problema para muitas gestões, está no meio, o trâmite entre uma ponta e outra, entre cidadão e poder público, e é nesse meio que a 1Doc atua.
O futuro é de quem pensa nele. O futuro é de quem tira do papel.
Há um tempo não muito distante, pensar em viver totalmente sem o papel era impossível, hoje, já não faz sentido utilizar formas de trabalho e comunicação que só trazem ineficiência e prejuízos financeiros.
Tirar do papel é uma maneira de promover mais transparência, mais proximidade do setor público com o cidadão, mais economia e um futuro mais sustentável.
Compromisso que assumimos desde a nossa fundação e para o qual convidamos os gestores públicos, se é vantagem para todos, no presente e no futuro: porque não sermos todos ESG?