Como a Administração Pública Inteligente está revolucionando a gestão municipal

Como a Administração Pública Inteligente está revolucionando a gestão municipal
Saiba como a administração pública pode se tornar mais eficiente e transparente com o uso de tecnologia. Confira nossas dicas para uma gestão pública inteligente.

A Administração Pública Inteligente é uma abordagem que ganha destaque no setor público, com a crescente demanda por serviços de qualidade e eficiência, gestores públicos precisam estar preparados para enfrentar os desafios e as complexidades inerentes ao ambiente governamental. 

Nesse sentido, é fundamental compreender os pilares que sustentam uma Administração Pública Inteligente, como a adoção de tecnologias disruptivas, a gestão estratégica de dados e a capacitação constante dos servidores públicos. 

Neste texto, vamos explorar os principais conceitos e práticas relacionados à Administração Pública Inteligente, apresentando soluções e insights para gestores públicos que buscam aprimorar a efetividade de suas ações e projetos.

Sem tempo para ler agora?

Baixe esta matéria em PDF!

O que é Administração Pública Inteligente?

Administração Pública Inteligente é uma abordagem inovadora para a gestão pública que envolve o uso de tecnologias, processos customizados, comunicação, planejamento e gestão inteligentes, utilização de dados e integração de informações. 

Esta abordagem tem como objetivo aumentar a eficiência na gestão dos recursos públicos, otimizando o funcionamento dos serviços públicos e proporcionando maior transparência e eficácia na aplicação de recursos.

Quais as Vantagens de uma Administração Pública Inteligente? 

Uma Administração Pública Inteligente oferece várias vantagens para os cidadãos e para a gestão municipal, vejamos algumas dessas vantagens:

Redução de custos

A utilização de tecnologias avançadas e processos customizados permite que os custos administrativos sejam reduzidos, melhorando a eficiência na gestão dos recursos públicos. 

Maior eficiência

O uso de dados e a integração de informações proporcionam maior eficiência nos processos de tomada de decisão, aumentando a qualidade dos serviços oferecidos. 

Melhor aproveitamento dos recursos

As ferramentas e tecnologias disponíveis permitem que os recursos sejam melhor aproveitados, gerando maior eficácia na alocação de recursos. 

Otimização dos serviços públicos

A tecnologia empregada na administração pública possibilita a otimização dos serviços públicos, proporcionando maior conforto e agilidade na solução de demandas dos cidadãos. 

Exemplos de redução de custos para municípios 

Uma prefeitura que atende uma população de 102 mil habitantes pode chegar a economizar mais de 90 mil impressões em seus processos internos, isto em um período de três meses, como aconteceu no município de Tubarão, em Santa Catarina.

Não muito distante, também em Santa Catarina, na cidade de Imbituba, a prefeitura utiliza a tecnologia como aliada em sua ouvidoria e consegue economizar 4 mil impressões mensais nos processos. 

Isso sem contabilizar as vantagens de controle das demandas, provando que plataformas tecnológicas podem atender instituições de qualquer porte de forma eficiente, potencializando seus resultados.

O uso dessas soluções pode resultar em milhões de reais economizados em impressão de papel. Quando calculamos essa economia, ficam ainda mais claras as vantagens e benefícios de aplicar a tecnologia a favor da administração pública.

Conclusão

Por meio da Administração Pública Inteligente, é possível aumentar a eficiência na gestão dos recursos públicos, otimizando o funcionamento dos serviços públicos, proporcionando maior transparência e eficácia na aplicação de recursos. 
Para saber mais sobre gestão pública inteligente, baixe agora mesmo o nosso e-book e conheça os 7 pilares da digitalização dos processos na gestão pública.

COMPARTILHAR

Artigos Relacionados

Mais de