Serviços públicos de qualidade: como garantir uma experiência excelente para os cidadãos

Serviços públicos de qualidade como garantir uma experiência excelente para os cidadãos
Descubra como garantir serviços públicos de qualidade para atender às necessidades da sociedade. Veja dicas e estratégias para o aprimoramento.

Os serviços públicos de qualidade são a base de uma população satisfeita, já que seu impacto afeta diretamente a vida dos seus usuários. Desde a emissão de um documento, até o atendimento em hospitais, por exemplo, os serviços da gestão municipal são essenciais para os cidadãos.

Entretanto, a experiência ainda é um desafio comum das prefeituras, por implicar em diferentes fatores para ser considerada agradável. Além da qualidade do serviço prestado, até os treinamentos feitos (ou não) com os servidores podem afetar a percepção pública sobre a performance dos serviços públicos.

Neste conteúdo, você vai entender o que é um serviço público de qualidade, a importância de compreender as necessidades da população e algumas práticas para melhorar o atendimento ao cidadão. Boa leitura!

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O que é um serviço público de qualidade?

É importante destacar que, para um serviço público ser considerado de qualidade, é necessário observar alguns aspectos na sua prestação, como a atenção no atendimento e a busca contínua por melhorias no processo, por exemplo.

Um serviço público de qualidade consegue promover a satisfação do usuário e a participação cidadã, observando a eficiência e buscando a simplificação de processos. Afinal, é importante que a população possa atender suas necessidades de maneira simples e assertiva.

Os principais serviços públicos oferecidos são:

  • Saúde: atendimento médico em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, serviços de vacinação etc;
  • Educação: escolas, creches, universidades, programas de educação do ensino infantil ao médio;
  • Segurança: policiamento, bombeiros, serviços de emergência etc;
  • Transporte: transporte público, estradas, rodovias, aeroportos e portos;
  • Infraestrutura: abastecimento de água, energia elétrica, saneamento básico, coleta de lixo.

Entendendo as necessidades dos cidadãos

Para alcançar a satisfação do usuário, ou seja, os cidadãos, o ponto de partida é entender as suas necessidades. Quais expectativas e demandas da população em relação à determinado serviço? Quais soluções podem ser mais eficazes? Estas são algumas perguntas a serem elaboradas no processo.

Pesquisas e análises para identificar as expectativas dos cidadãos

Uma forma de melhoria contínua dos serviços públicos é por meio de pesquisas com a população para levantar suas expectativas. Com os dados gerados, é possível analisar as informações e desenvolver ações mais assertivas para as necessidades dos cidadãos.

Coleta de feedback e avaliações dos cidadãos (Ouvidoria)

Outro recurso valioso para a gestão pública é a coleta de feedback e avaliação dos cidadãos por meio da ouvidoria municipal. Seu papel é fundamental para abrir um espaço de comunicação entre sociedade e administração pública, além de melhorar os índices de governança.

Melhores práticas para ter qualidade nos serviços públicos

Além das informações geradas pelos cidadãos, a gestão municipal também pode adotar práticas para melhorar a eficiência dos serviços públicos. A seguir, destacamos algumas delas.

Melhorando a acessibilidade e conveniência

Antes mesmo de melhorar a qualidade do serviço a ser prestado, a gestão municipal precisa dar um passo atrás e avaliar a acessibilidade dos serviços públicos. É importante oferecer meios de canais de atendimento diversificados, como serviços online, atendimento presencial e telefônico, etc.

Com diversas opções de contato, os cidadãos têm liberdade de escolher a melhor alternativa para a sua necessidade. Isso também significa considerar demandas de grupos específicos, como pessoas com deficiência ou idosos, por exemplo.

Redução de burocracia e simplificação dos processos

A redução da burocracia e a simplificação dos processos também são pontos importantes, além de funcionarem como indicadores de desempenho do serviço público. A qualidade dos serviços públicos no Brasil já é conhecida pela sua lentidão, o que acaba desencorajando seu uso.

Com a simplificação de processos e a implementação de medidas eficientes, é possível tornar a experiência do usuário mais agradável, à medida que a inovação nos serviços públicos otimiza os processos e agiliza o atendimento.

Capacitação e engajamento dos servidores

A capacitação e o engajamento dos servidores também contribuem com serviços públicos de qualidade. Investir na capacitação de quem atuará diretamente com a população é importante para o atendimento ser satisfatório e o crescimento das ações aconteça de maneira sustentável.

Com treinamento e incentivo adequados, o investimento no servidor resulta em um atendimento mais eficiente e, por consequência, a satisfação do usuário que o utiliza.

Uso de tecnologia para promover serviços públicos de qualidade 

Digitalização de serviços públicos para agilizar processos 

A tecnologia no serviço público já é uma realidade nos municípios, uma vez que a digitalização é uma alternativa para tornar os processos mais ágeis. Além de contribuir com o crescimento sustentável da cidade, também é uma maneira de atuar mais estrategicamente nas ações governamentais.

Um exemplo é a 1Doc, uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que auxilia na organização, tramitação e arquivamento de documentos. Assim, os órgãos públicos podem digitalizar e automatizar processos, além de outros benefícios como:

  • Redução do uso de papel;
  • Simplificação de fluxos de trabalho;
  • Mais agilidade na comunicação interna e externa.

Automação de tarefas rotineiras para liberar tempo para interações de qualidade

Uma das grandes vantagens da tecnologia é permitir que os gestores tenham mais tempo para dedicar-se a ações com maior retorno público, deixando atividades repetitivas para a automação. É possível automatizar processos burocráticos e acompanhar informações de maneira ainda mais rápida.

Essa é a proposta do Obras.gov, uma plataforma que permite, além da gestão de obras públicas, o acompanhamento e consolidação de informações importantes, como: 

  • Gestão de contratos;
  • Controle de orçamento;
  • Prazos e cronograma de execução de projetos.

Uso de ferramentas de análise de dados para identificar oportunidades de melhoria

As possibilidades com o uso de tecnologias para melhorar a eficiência dos serviços públicos são diversas, principalmente quando o assunto é coleta e análise de dados. Com o recurso, já é possível obter insights valiosos sobre a qualidade do atendimento ao cidadão.

O SAJ Procuradorias é um software de gestão processual utilizado por órgãos jurídicos e procuradorias. A solução facilita a gestão de processos judiciais por meio eletrônico, proporcionando vantagens como: 

  • Mais agilidade no trâmite processual;
  • Melhora na comunicação entre servidores;
  • Maior controle e acompanhamento dos casos, aumentando a eficiência na resolução de litígios.

Conclusão

A melhoria contínua da gestão de serviços públicos deve ser uma realidade na administração, já que a experiência dos cidadãos funciona como um termômetro da qualidade dos serviços prestados. É a partir da percepção da população que os gestores podem buscar a evolução constante.

Neste sentido, um dos caminhos possíveis é adotar tecnologias inovadoras, capazes de aumentar a produtividade no âmbito interno, e a satisfação do usuário no âmbito externo. Com soluções e práticas, os municípios têm recursos para oferecer serviços públicos de qualidade.

Conheça o sistema de gestão para prefeituras da 1Doc como uma ferramenta para melhorar a qualidade dos serviços públicos do seu município.

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