Citytech: entenda por que ele é fundamental para a gestão pública

Foto de Belo Horizonte em longa exposição, ilustrando post sobre citytech. Reprodução: Daniel Monteiro/Unsplash.
Entenda o conceito de citytech, como ele se aplica na prática e seus impactos para a transformação digital da gestão pública.

O conceito de citytech é a resposta de um movimento cada vez mais forte motivado pela transformação digital, que mira no futuro e aposta nas cidades inteligentes para garantir a sustentabilidade local.

Com avanços cada vez mais significativos, fica notória a necessidade de incorporar o citytech na realidade das cidades, usando seus recursos a favor da população e solucionando problemas públicos por meio da tecnologia.

Neste conteúdo, você vai compreender o conceito de citytech, sua importância para a gestão pública e 3 soluções para conhecer a abordagem na prática. Boa leitura!

Sem tempo para ler agora?

Baixe esta matéria em PDF!

O que é citytech?

Citytech é um termo usado para a aplicação de tecnologias inovadoras no contexto urbano. Na prática, nada mais é do que soluções que vão desde aplicativos e plataformas até o uso de sensores para tornar a região mais eficiente e sustentável. 

Originado da junção das palavras em inglês city (cidade) e tech (tecnologia), o conceito de citytech é uma importante base para o desenvolvimento de cidades inteligentes

A importância do citytech para a gestão pública

A lei do governo digital trouxe uma perspectiva diferente do uso da tecnologia na máquina pública. Com a necessidade de tornar os processos mais eficientes para melhorar a prestação dos serviços do município, a abordagem é uma estratégia fundamental para orientar a gestão para o digital cada vez mais, impactando diferentes aspectos.

Dentre os benefícios do citytech para a gestão pública, podemos destacar:

Eficiência operacional

Um dos grandes desafios da gestão pública envolve a eficiência dos processos internos, que pode aumentar significativamente com o uso de recursos tecnológicos no dia a dia dos servidores. Uma tarefa diária pode ser substituída por uma rotina de automação e eliminar uma atividade repetitiva com um sistema para prefeitura, por exemplo.

Serviços públicos de qualidade

Prestar serviços públicos de qualidade é uma tarefa essencial e bastante desafiadora, já que os municípios frequentemente enfrentam limitações para a sua evolução. O citytech permite que a gestão implemente melhorias que impactam diretamente na vida dos cidadãos em diversas áreas por meio da tecnologia.

Gestão eficiente

Diminuir a burocracia por meio de automação de tarefas gera um grande ganho de tempo para o serviço público, que consegue dedicar mais tempo aprimorando a sua gestão e buscando inovar em seus processos internos. Isso é um impacto da lei de inovação que, aliada à transformação digital, ampliou as oportunidades de melhoria.

Otimização de recursos públicos

A otimização de recursos públicos é uma das principais diretrizes em todas as esferas do governo. Neste sentido, a abordagem é capaz de ajudar a manter a saúde financeira do município com diversas iniciativas que geram economia de despesas, como a utilização de sistemas de energia renovável para iluminação pública, por exemplo.

Sustentabilidade

Por fim, mas não menos importante, as soluções tecnológicas consideram aspectos ambientais relevantes, adotando práticas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental. Desde a digitalização de ofícios em órgãos públicos até mudanças na infraestrutura urbana, a tecnologia pode atuar com a ecologia em diversas frentes.

Como o citytech funciona?

O conceito de citytech funciona a partir da integração de sistemas, possibilitando a comunicação e conexão entre eles. Alguns exemplos de aplicação são:

  • Mobilidade urbana: aplicativos de transporte público para facilitar a locomoção, sistemas de compartilhamento de veículos, gestão de tráfego automatizada etc;
  • Gestão de energia: sistemas de geração de energia renovável (como painéis solares ou energia eólica), redes de energia interconectadas etc;
  • Fomento à democracia: plataformas de consulta pública, criação de canais virtuais para comunicação entre cidadãos e governo etc;
  • Saúde pública: telemedicina, sistemas de monitoramento de pacientes, prontuários eletrônicos etc;
  • Preservação do meio-ambiente: sistemas de monitoramento da qualidade da água e do ar, tecnologias de agricultura sustentável para minimizar os impactos no solo etc.

Para exemplificar ainda mais, podemos pensar em um caso voltado para a mobilidade urbana. Imagine que o município possui um problema de intenso congestionamento devido ao aumento populacional. 

Mais veículos transitando resultam em uma série de problemas, que impactam desde a vida particular do cidadão (que perde tempo e qualidade de vida no trânsito), até na poluição do meio-ambiente. 

Com um sistema integrado, é possível acompanhar e gerar dados a partir de soluções como:

  • Câmeras de monitoramento em tempo real;
  • Sistemas de sinalização inteligente para otimizar o fluxo de veículos;
  • Aplicativos que disponibilizam o mapa da cidade e conectam-se com os demais sistemas digitais do governo para identificar possíveis problemas ou sugerir rotas alternativas, por exemplo.

Banner ebook - Inovação no setor público

3 soluções para conhecer o citytech

Já existem soluções capazes de tornar o conceito uma realidade. Conheça algumas opções para apoiar o seu município na caminhada em direção à transformação digital.

1Doc

A 1Doc possui um sistema para prefeituras que apoia do começo ao fim da tramitação de processos de maneira digital, criando fluxos e modelos de trabalho para facilitar a rotina em uma só plataforma. A ferramenta é focada na gestão documental e conta com recursos como:

  • Envio de CIs/memorandos, circulares e ofícios, com notificações automáticas 
  • Respostas e encaminhamentos para outros setores;
  • Acompanhamento de produtividade;
  • Atendimento externo (Ouvidoria, Protocolo e Ocorrências);
  • Gráfico de eficiência, engajamento e qualidade dos servidores.

Entre outras funcionalidades que ajudam a aumentar a eficiência do serviço público. O resultado é uma economia significativa de recursos com a redução de impressões, eliminar o extravio de documentos e proporcionar mais transparência na comunicação.

SAJ Procuradorias

O SAJ Procuradorias, por sua vez, é focado no sistema judiciário. A plataforma conta com diversas funcionalidades para trazer mais eficiência para a gestão de processos e otimizar a rotina de procuradores com recursos como:

  • Fluxos de trabalho automatizados de acordo com a atuação de cada Procurador: execução fiscal, contencioso judicial e consultivo;
  • Citações e intimações eletrônicas diretamente no sistema, eliminando a etapa de acesso ao portal do Judiciário;
  • Envio simultâneo de petições por meio da conexão do sistema com o Tribunal de Justiça do Estado;
  • Peças editáveis ou importação de modelos personalizados para acelerar o protocolamento eletrônico e peticionamento em lote;
  • Classificação e agrupamento de intimações digitais, distribuindo para os Procuradores responsáveis de maneira automática.

Além de outros recursos para contribuir com um dia a dia mais ágil nas Procuradorias. Dessa forma, é possível tirar do papel e colocar em um único sistema todos os procedimentos realizados de maneira rastreável e transparente.

Obras.gov

Por fim, o Obras.gov é uma ferramenta para apoiar a execução de projetos de obras públicas, desde o planejamento até a sua conclusão. O software conta com recursos para todas as etapas do processo, como:

  • Indicadores gerenciais da execução do projeto disponível gráficos;
  • Comunicação em tempo real com a empreiteira;
  • Controle de termos aditivos e prazos de contratos públicos;
  • Relatórios de andamento da obra e seu orçamento;
  • Controle digital das obras em andamento.

Além de um mapa interativo de obras para visualizar todos os projetos em um só lugar e outras funcionalidades. A ferramenta ajuda na elaboração de orçamentos mais ágeis e medições mais precisas, impactando diretamente na otimização de recursos públicos, por exemplo.

Conclusão

O futuro não está mais tão distante quanto imaginamos e a prova disso é a capacidade de melhoria da qualidade de vida da população por meio de soluções como sistemas integrados, uso de sensores e plataformas digitais. 

Tudo isso nos mostra que, cada vez mais, a iniciativa das cidades inteligentes é apenas o começo de um movimento ainda mais promissor.

Quer saber como transformar a sua gestão pública? Não perca tempo e conheça nossas soluções agora mesmo: 1Doc, SAJ Procuradorias e Obras.gov!

COMPARTILHAR

Artigos Relacionados

Mais de