Como a 1Doc está revolucionando a Transformação Digital no Serviço Público

Como a 1Doc está revolucionando a Transformação Digital no Serviço Público
Descubra como a Transformação Digital pode melhorar o Serviço Público, aumentando a eficiência e a transparência. Saiba mais neste artigo!

A Transformação Digital do Serviço Público tem sido amplamente reconhecida como uma das principais tendências que estão revolucionando o setor público, pois tem o potencial de melhorar a eficiência, a transparência e a experiência dos cidadãos.

Neste texto, iremos discutir os benefícios, desafios e oportunidades da Transformação Digital no Serviço Público.

Sem tempo para ler agora?

Baixe esta matéria em PDF!

Por que a Transformação Digital é importante para o Serviço Público

A Transformação Digital é muito importante para o Serviço Público porque possibilita a modernização do setor e a adoção de novas práticas e ferramentas para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.

A digitalização pode contribuir para reduzir os custos e aumentar a produtividade, bem como melhorar a experiência dos usuários, fornecendo serviços mais rápidos e seguros.

Por fim, a Transformação Digital também ajuda a melhorar a interação entre o governo e o cidadão, possibilitando uma maior transparência e participação na tomada de decisões.

Como as Govtechs atuam na Transformação Digital no Serviço Público?

Para que o setor público avance em inovação, surgem as chamadas Govtechs, empresas de tecnologia que criam soluções inovadoras e simplificam a realidade analógica de governos e entidades através da digitalização de processos.

Assim como o Nubank surgiu como rompimento ao sistema financeiro tradicional (fintech), as Govtechs buscam, através da tecnologia, revolucionar a gestão pública e a forma como presta serviços diariamente. 

A estimativa é de gerar U$ 1 trilhão de economia até 2025 em todo o mundo, segundo o relatório “As Startups GovTech e o futuro do Brasil”.

A 1Doc, uma das maiores Govtechs do país, desde 2014 ajuda gestores a organizarem o trabalho, melhorarem a comunicação e atenderem as demandas com maior eficiência e transparência, trazendo a evolução do sistema de gestão pública.

Como a 1Doc contribui para a Transformação Digital no Serviço Público?

Hoje, a 1Doc transforma o que antes era físico em digital, como: o acompanhamento de requerimentos, processos de licitação, fiscalizações, solicitação de uma secretaria para outra remotamente e muito mais de forma integrada, em tempo real e com rastreabilidade de ponta a ponta, em todo Brasil.

Prefeituras que atendem pela 1Doc, conseguem saber onde o processo está tramitando. Os prazos de tramitação variam de acordo com o porte de cada localidade.

Vejamos exemplos de cidades que já otimizaram seus prazos de tramitação, deixando os serviços mais ágeis ao cidadão:

  • Presidente Prudente – SP: a abertura e alteração de empresa em 9 dias;
  • SABESP: as assinaturas de contratos são feitas em no máximo três dias;
  • Campina Grande – PB: a concessão de Licença Prêmio ocorre em quatro dias;
  • Viamão – RS: o alvará de construção sai em uma semana;
  • Balneário Camboriú – SC: a emissão de um prontuário médico é feita em 72 horas.

A economia de recursos com a transformação digital

Com a Plataforma 1Doc, a prefeitura de Palhoça, da Grande Florianópolis, economizou R$ 500 mil no período de um ano só evitando impressões de papel. 

Você pode calcular a economia da sua cidade no site da 1Doc e ficar sabendo como a digitalização de processos, por meio de uma Govtech, pode impactar positivamente o município.

Desafios da Transformação Digital no Serviço Público

A Transformação Digital no Serviço Público apresenta inúmeros desafios, vamos listar alguns:

  • Adoção da tecnologia: é preciso avaliar a melhor solução na aquisição de tecnologias, alinhando qualidade do serviço, facilidade de uso da ferramenta e segurança dos dados;
  • Mudança na cultura organizacional: é fundamental aplicar treinamento para que os funcionários aceitem as mudanças e aprendam a usar novas ferramentas;
  • Mecanismos de controle: é necessário acompanhar os relatórios da ferramenta de gestão para garantir que os novos processos sejam seguidos de maneira correta.

Conclusão

A tecnologia já não é mais uma opção para órgãos públicos, mas uma necessidade. Governos digitais possuem ainda mais competitividade e assertividade nas decisões, bem como aproximam o cidadão do dia-a-dia das gestões.

Além da economia de recursos, o tempo é essencial para que gestores possam agilizar demandas e contribuir com o crescimento das cidades.

Sem contar a praticidade que o cidadão ganha ao poder fazer tudo de casa, sem precisar se deslocar e aguardar em filas para processos simples, como solicitar documentos.

Clique aqui e saiba como simplificar a sua gestão de processos com 1Doc!

COMPARTILHAR

Artigos Relacionados

Mais de