Índice do Conteúdo
ToggleA Transformação Digital do Serviço Público tem sido amplamente reconhecida como uma das principais tendências que estão revolucionando o setor público, pois tem o potencial de melhorar a eficiência, a transparência e a experiência dos cidadãos.
Neste texto, iremos discutir os benefícios, desafios e oportunidades da Transformação Digital no Serviço Público.
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
Por que a Transformação Digital é importante para o Serviço Público
A Transformação Digital é muito importante para o Serviço Público porque possibilita a modernização do setor e a adoção de novas práticas e ferramentas para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.
A digitalização pode contribuir para reduzir os custos e aumentar a produtividade, bem como melhorar a experiência dos usuários, fornecendo serviços mais rápidos e seguros.
Por fim, a Transformação Digital também ajuda a melhorar a interação entre o governo e o cidadão, possibilitando uma maior transparência e participação na tomada de decisões.
Como as Govtechs atuam na Transformação Digital no Serviço Público?
Para que o setor público avance em inovação, surgem as chamadas Govtechs, empresas de tecnologia que criam soluções inovadoras e simplificam a realidade analógica de governos e entidades através da digitalização de processos.
Assim como o Nubank surgiu como rompimento ao sistema financeiro tradicional (fintech), as Govtechs buscam, através da tecnologia, revolucionar a gestão pública e a forma como presta serviços diariamente.
A estimativa é de gerar U$ 1 trilhão de economia até 2025 em todo o mundo, segundo o relatório “As Startups GovTech e o futuro do Brasil”.
A 1Doc, uma das maiores Govtechs do país, desde 2014 ajuda gestores a organizarem o trabalho, melhorarem a comunicação e atenderem as demandas com maior eficiência e transparência, trazendo a evolução do sistema de gestão pública.
Como a 1Doc contribui para a Transformação Digital no Serviço Público?
Hoje, a 1Doc transforma o que antes era físico em digital, como: o acompanhamento de requerimentos, processos de licitação, fiscalizações, solicitação de uma secretaria para outra remotamente e muito mais de forma integrada, em tempo real e com rastreabilidade de ponta a ponta, em todo Brasil.
Prefeituras que atendem pela 1Doc, conseguem saber onde o processo está tramitando. Os prazos de tramitação variam de acordo com o porte de cada localidade.
Vejamos exemplos de cidades que já otimizaram seus prazos de tramitação, deixando os serviços mais ágeis ao cidadão:
- Presidente Prudente – SP: a abertura e alteração de empresa em 9 dias;
- SABESP: as assinaturas de contratos são feitas em no máximo três dias;
- Campina Grande – PB: a concessão de Licença Prêmio ocorre em quatro dias;
- Viamão – RS: o alvará de construção sai em uma semana;
- Balneário Camboriú – SC: a emissão de um prontuário médico é feita em 72 horas.
A economia de recursos com a transformação digital
Com a Plataforma 1Doc, a prefeitura de Palhoça, da Grande Florianópolis, economizou R$ 500 mil no período de um ano só evitando impressões de papel.
Você pode calcular a economia da sua cidade no site da 1Doc e ficar sabendo como a digitalização de processos, por meio de uma Govtech, pode impactar positivamente o município.
Desafios da Transformação Digital no Serviço Público
A Transformação Digital no Serviço Público apresenta inúmeros desafios, vamos listar alguns:
- Adoção da tecnologia: é preciso avaliar a melhor solução na aquisição de tecnologias, alinhando qualidade do serviço, facilidade de uso da ferramenta e segurança dos dados;
- Mudança na cultura organizacional: é fundamental aplicar treinamento para que os funcionários aceitem as mudanças e aprendam a usar novas ferramentas;
- Mecanismos de controle: é necessário acompanhar os relatórios da ferramenta de gestão para garantir que os novos processos sejam seguidos de maneira correta.
Conclusão
A tecnologia já não é mais uma opção para órgãos públicos, mas uma necessidade. Governos digitais possuem ainda mais competitividade e assertividade nas decisões, bem como aproximam o cidadão do dia-a-dia das gestões.
Além da economia de recursos, o tempo é essencial para que gestores possam agilizar demandas e contribuir com o crescimento das cidades.
Sem contar a praticidade que o cidadão ganha ao poder fazer tudo de casa, sem precisar se deslocar e aguardar em filas para processos simples, como solicitar documentos.
Clique aqui e saiba como simplificar a sua gestão de processos com 1Doc!