Índice do Conteúdo
ToggleA ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente, que estabelece diretrizes para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz nas empresas. A implementação dela vai além de cumprir com as regulamentações, mas também um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Com a certificação, as empresas não apenas demonstram seu nível de dedicação com a preservação do meio-ambiente, como também alcançam vantagens competitivas significativas. Dessa forma, não só promovem ações para a conservação da natureza, como destacam-se no mercado devido a sua responsabilidade ambiental.
Neste conteúdo, você vai entender o que é a norma ISO 14001, a diferença dela para as demais normais, seus requisitos e adequações, a importância para a sua empresa e como a tecnologia pode apoiar na implementação e gestão ambiental. Boa leitura!
Sem tempo para ler agora?
Baixe esta matéria em PDF!
O que é a ISO 14001?
A ISO 14001 é uma norma utilizada e reconhecida ao redor do mundo, responsável por estabelecer critérios importantes para criar de um sistema de gestão ambiental eficiente nas empresas. Na prática, significa considerar os impactos da produção de bens ou serviços e buscar alternativas para o meio-ambiente, como:
- Emissões de gases do efeito estufa: a norma estabelece um compromisso em identificar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio de algumas iniciativas, como a implementação de recursos para eficiência energética, optar por fontes de energia renovável, entre outras práticas;
- Gestão de resíduos: torna também obrigatório identificar todos os tipos de resíduos gerados durante todas as etapas do processo e implementar práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos;
- Conservação de recursos naturais: as práticas podem incluir a gestão eficiente da água, a conservação de energia e a utilização de materiais reciclados ou de fontes sustentáveis por exemplo;
- Prevenção da poluição: um dos objetivos da ISO 14001 também inclui a prevenção da poluição, incentivando as organizações com o selo a adotarem medidas que evitem a poluição do ar, água e solo, como tecnologias de controle de poluição e acompanhamento dos níveis de poluentes;
- Aplicação de leis ambientais: a norma exige que as empresas estejam de acordo com todas as leis e regulamentações ambientais aplicáveis ao seu negócio, como a manutenção da documentação necessária e garantir que todos os processos aconteçam de acordo com as exigências legais e normativas, incluindo a gestão de contratos ambientais.
Como ela se diferencia das outras ISO?
Existem normas ISO com diferentes objetivos, como é o caso da ISO 9001 e seu foco na gestão de qualidade, observando aspectos como o nível de excelência na produção de bens e serviços, satisfação do cliente, etc.
Já a ISO 45001, por outro lado, é uma norma focada na segurança e saúde ocupacional e estabelece critérios importantes para a certificação, que abrange desde ações para prevenir acidentes de trabalho, até iniciativas para promover um local mais seguro e saudável para os colaboradores.
A sua diferença está em um foco específico na gestão ambiental e orientar empresas para reduzir os impactos ambientais, ao mesmo tempo em que promovem práticas sustentáveis. Enquanto a ISO 9001 e a ISO 45001 tratam da qualidade e da segurança, respectivamente, a ISO 14001 olha para o meio-ambiente e seus efeitos.
Quais são os requisitos da ISO 14001?
Agora que você já entendeu mais sobre a ISO 14001 e como ela se diferencia de outras normas, vamos conhecer a fundo os seus requisitos:
Requisitos gerais
As premissas gerais incluem a necessidade de estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão ambiental. Isso envolve a definição de uma política ambiental clara, identificação de aspectos ambientais significativos e o cumprimento das obrigações legais e normativas.
Política ambiental
A política ambiental é um elemento fundamental e deve refletir o compromisso da empresa com o meio-ambiente, incluindo medidas para prevenir a poluição e o cumprimento das leis ambientais aplicáveis ao seu negócio. A política deve ser documentada para facilitar a comunicação para o público interno (colaboradores) e externos (clientes, investidores, fornecedores etc).
Planejamento
O planejamento envolve identificar os aspectos ambientais do início ao fim dos processos produtivos, quais os seus impactos na natureza e as metas que devem ser alcançadas a partir desta análise. Com planos de ação para atingir os objetivos definidos, a organização será capaz de considerar os riscos e oportunidades, além de implementar controles operacionais adequados.
Implementação e operação
Este requisito envolve algumas etapas importantes: mobilização de recursos, definição de responsabilidades e execução de ações para alcançar os objetivos estabelecidos. Isso vai desde o treinamento dos colaboradores até a digitalização de processos para facilitar a gestão e acesso a documentos ambientais (como políticas e ações em andamento).
Verificação e ações
A verificação e as ações de correção devem fazer parte da rotina da organização para garantir a conformidade com a ISO 14001. Isso inclui a realização de auditorias internas, implementação de ações corretivas e preventivas quando necessário, entre outros. A automação de processos é um recurso que pode ajudar a monitorar e gerir os processos com mais agilidade, por exemplo.
Melhoria contínua
A melhoria contínua é parte do ciclo da ISO 14001 e envolve uma revisão periódica dos processos para garantir sua adequação, eficácia e alinhamento com a política ambiental. Essa análise deve considerar os resultados de auditorias, feedbacks e mudanças nas condições internas e externas, além de outros aspectos particulares do negócio.
Como se adequar à ISO 14001?
O processo exige compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental, a começar por identificar lacunas no sistema de gestão ambiental existente. A empresa deve desenvolver um plano de ação para implementar os requisitos da norma, que incluem:
- Definir uma política ambiental clara e compartilhada com toda a organização;
- Identificar aspectos e impactos ambientais;
- Estabelecer metas e objetivos sustentáveis.
Além disso, o sucesso do processo depende da comunicação e do envolvimento de todos os níveis da organização. Treinamentos e capacitações são essenciais para garantir que os funcionários entendam seu papel dentro deste contexto e possam contribuir ativamente.
Neste sentido, é importante que algumas práticas de arquivismo sejam aplicadas à documentação para facilitar não só o seu acesso pelos colaboradores, como também para realizar auditorias internas e obter a certificação pelo órgão credenciado.
A importância da gestão ambiental nas empresas
A gestão ambiental deve fazer parte da realidade das empresas para garantir o menor impacto dos seus processos na natureza. Para além da preservação do meio-ambiente, tais práticas proporcionam diversos benefícios que vão desde a melhoria da imagem e reputação corporativa, até o aumento da eficiência operacional e a redução de custos.
Além disso, a conformidade com a ISO 14001 também pode ajudar empresas que desejam se destacar em licitações e cumprir requisitos regulatórios, por exemplo. Não só fortalece a sustentabilidade e promove a inovação, como resulta em vantagem competitiva no mercado.
Como a tecnologia pode ajudar
A tecnologia é uma aliada poderosa e desempenha um papel fundamental na implementação e manutenção de um sistema de gestão ambiental.
Soluções tecnológicas podem ajudar a agilizar processos, torná-los mais eficientes e reduzir a necessidade de recursos naturais, contribuindo com um ciclo positivo de ações sustentáveis.
Neste sentido, a gestão operacional também pode ser otimizada com recursos que monitoram o consumo de energia, a geração de resíduos e outros indicadores ambientais importantes para o negócio, permitindo gerir os aspectos do meio-ambiente de maneira mais precisa e eficaz, além de contribuir para a sustentabilidade da empresa como um todo.
Conclusão
Implementar a norma ISO 14001 requer planejamento e o envolvimento de toda a organização, desde a alta diretoria até os colaboradores, para garantir não só o alinhamento do discurso, como as práticas adotadas para a rotina da empresa.
Para além das ferramentas de comunicação (como o e-mail corporativo), utilizar sistemas pode facilitar a sua implementação e manutenção.
Quer continuar lendo sobre o potencial da tecnologia para evoluir seu negócio? Saiba como sistemas para empresas podem melhorar a sua gestão de processos!